A nova aposta Brasileira no mercado das baterias de lítio.

Em 2018 a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) fechou uma parceria com a empresa Inglesa Oxis Energy , com o objetivo de construir a primeira fábrica Brasileira para a produção em larga escala de baterias lítio-enxofre (Li-i). Essa fábrica , “planejada para ser construída em Nova Lima na Região Metropolitana de Belo Horizonte” (pag. 72; 2 parágrafo) será a primeira do Brasil a fabricar baterias compostas de lítio, e é também à primeira fábrica com produção em larga escala de baterias lítio-enxofre do planeta.

Esse novo tipo de bateria (Li-i) desenvolvida pela Oxis Energy, mostra resultados bastantes positivos de acordo com a empresa, já que essas novas baterias apresentam uma maior segurança e autonomia em comparação a outros tipos de baterias disponíveis atualmente no mercado.

Para termos uma melhor visualização de seus benefícios, comparadas as baterias de íon-lítio por exemplo, no quesito segurança, as baterias de lítio-enxofre mostram que conseguem resistir sem problemas a temperaturas que vão desde 60 graus negativos a 80 graus positivos. Enquanto isso as baterias de íon-lítio podem sofrer com problemas de curto-circuito e até mesmo explodirem caso fiquem expostas a um aquecimento de 45 graus.

Outra vantagem em comparação as tradicionais baterias de íon-lítio está em sua densidade energética, já que as baterias lítio-enxofre conseguem armazenar 450 Watts-hora por quilo (Wh/Kg) contra os 240 Wh/Kg das baterias de íon-lítio. Em resumo essa vantagem permite construir baterias mais leves e com uma maior autonomia.

Essa é apenas uma da muitas novas ideias que vem surgindo no mercado para melhorar a qualidade das baterias feitas lítio que existem disponível no mercado atualmente.

Fonte: ZAPAROLLI Domingos. Iniciativas podem inserir o Brasil no crescente mercado de sistemas de armazenamento de energia para veículos elétricos. pág: 71 a 75. Pesquisa, FAPESP. Novembro de 2019/ ano 2, n.285

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